Origem
Em 1873, a pedido da colônia alemã de Petrópolis, dirigida pelo Padre Theodoro Esch, coadjutor da matriz, a Câmara Municipal, com aprovação do Imperador D. Pedro II, concedeu o terreno do antigo cemitério para a construção de uma igreja, escola e residência do sacerdote. Em novembro de 1896, vieram da Bahia a Petrópolis os seis primeiros “clérigos”, para continuarem seus estudos de “humanidades” (1896/1897), de Retórica e Filosofia (1898) e de Teologia (1899), com certeza e a sensação de que ali se construiria uma longa história, fundando o Instituto Teológico Franciscano. De fato, foi uma longa e frutuosa história, pois ali não só se formaram praticamente todos os sacerdotes da Província, como também muitos outros sacerdotes de outras Províncias do Brasil e do exterior, sacerdotes seculares e de outros Institutos de Vida Consagrada.
Tradição
Ao longo de sua história centenária, o Instituto Teológico Franciscano tem exercido, através de seus ex-alunos e professores uma presença marcante na sociedade brasileira. Esta presença se deu tanto pelo trabalho humilde e escondido dos missionários como pelos numerosos bispos que deu à Igreja Católica no Brasil, todos eles formados por esta Casa de Estudos Superiores. Queremos destacar a figura do Cardeal e Arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns. A escolha destes bispos se deve à reconhecida seriedade e profundidade dos estudos buscada pelo Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. Estes bispos, além de sua missão religiosa, têm exercido um papel inegável na formação da cidadania de nosso povo.
O Instituto Teológico Franciscano tem tido uma presença também marcante nas Universidades Brasileiras. Vários de seus ex-alunos foram buscar uma especialização nas Universidades da Europa e dos Estados Unidos e, depois, ocuparam ou estão ocupando cátedras em nossas Universidades.
Novas instalações
A partir de 1992, devido à necessidade de novos espaços, a mantenedora comprou o antigo Colégio São Vicente, situado à Rua Coronel Veiga, 550. Estavam sendo dados passos que iriam abrir uma nova página na história do Instituto Teológico Franciscano. De fato, esta página inaugurou-se e o novo Instituto já está em sua sede, desde março de 2001, através do Curso de Teologia para Leigos, e agora, com o Curso de Teologia, Bacharelado.
Autorização do curso de Teologia
No dia 27 de março de 2002, de acordo com a Portaria n° 933 (Diário Oficial da União, 28/03/02), o Ministro da Educação, Paulo Renato Souza, credenciou o Instituto Teológico Franciscano, cuja mantenedora é a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e, de acordo com a Portaria n° 934 (Diário Oficial da União, 28/03/02), o Ministro da Educação, Paulo Renato Souza, autorizou o curso de Teologia, Bacharelado, a ser ministrado pelo ITF.
Afiliação à Pontifícia Universidade Antoniana (PUA) - Roma
Deu-se pelo Prot. 89/2006, de 14 de março de 2006.
Reconhecimento do curso de Teologia pelo MEC
Deu-se pela Portaria 965, de 28/04/06, publicada no Diário Oficial da União de 2 de maio de 2006.
Objetivos
* Formação de frades franciscanos;
* Formação de presbíteros;
* Formação franciscana em geral;
* Formação cristã para leigos(as).
Diretor: Frei Sandro Roberto da Costa, ofm
Vice-Diretor: Frei Antônio Everaldo Palubiack Marinho, ofm
Secretário Geral: Frei Fernando de Araújo Lima, ofm
Ecônomo: Frei Antônio Everaldo Palubiack Marinho, ofm
Bibliotecário: Frei Elói Dionísio Piva, ofm
Endereço:
Instituto Teológico Franciscano
Rua Coronel Veiga, 550 - Centro
25655-151 Petrópolis, RJ - (BRASIL)
Tel.: (0xx24) 2243-9959
Fax: (0xx24) 2231-6409
E-mail:
secretaria@itf.org.br
|