01/08/2011
Por Frei Osvaldo Maffei, OFM
Petrópolis (RJ) – A Faculdade de Teologia – ITF deu início ao 2º semestre do ano letivo nesta segunda-feira (01/08). Com ânimo e vitalidade professores e alunos retomam a jornada teológica buscando sempre a verdade que ora se revela ora se esconde.
O Instituto Teológico Franciscano que neste ano (2011) completa 115 anos de existência tem por objetivo “Educar, através do ensino, da pesquisa e da extensão comunitária, promovendo, junto aos estudantes, leitores e agentes pastorais, valores teológicos, religiosos, culturais e sociais, a partir do carisma franciscano”.
Partindo desta missão intrínseca da Faculdade de Teologia – ITF, percebe-se que educadores e educandos, protagonistas da presente história, continuam escrevendo a história na cidade de Petrópolis.
“Atentos aos apelos e desafios nos são lançados pelo momento histórico em que vivemos, professores e dirigentes do ITF, pois sabem que precisam buscar formas novas, criativas e atuais a esses apelos. A constante busca da excelência no ensino Teológico, a abertura de novos cursos, bem como a abertura ao diálogo com os vários setores da sociedade, são alguns dos meios que podem nos ajudar a atingir nossos objetivos”, afirmou Frei Sandro Roberto da Costa, diretor geral do ITF.
O Instituto Teológico Franciscano oferece aos interessados a possibilidade de cursar uma ou outra disciplina. Neste segundo semestre as disciplinas são: Sociologia da Religião; Introdução Bíblica; Direito Canônico (introdução); Patrologia (pós-nicena); Teologia da Liturgia; Fé e Revelação; Grego Bíblico; Comunicação Pastoral; Evangelização e Catequese; Escritos Joaninos; Espiritualidade Franciscana; Penitência e Unção dos Enfermos; Pecado e Conversão; Direito Canônico (Povo de Deus); Mariologia; Livros Sapienciais; História da Igreja – Medieval.
O provérbio tibetano nos ensina que “há três coisas que jamais voltam: a flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida”. Eis que se inicia um novo semestre, novas oportunidades e muitas novidades, portanto, cabe a cada um o desejo e a vontade de continuar palmilhando a estrada do conhecimento e da revelação.
|