No próximo dia 07, acontecerá a 12ª Caminhada Ecológica Franciscana. Tradicionalmente promovida pelas paróquias N. S. da Conceição, de Paty do Alferes, e Sagrado Coração de Jesus, de Petrópolis, juntamente com a Faculdade de Teologia (ITF) e a Família Franciscana, a caminhada ocorre anualmente no primeiro sábado do mês de maio na antiga Estrada do Facão, em plena Mata Atlântica, e tem em vista uma maior conscientização ecológica. O trajeto passa pela Reserva Tinguá e percorre 15km entre ida e volta.
Um dos organizadores do evento, Frei Wilson Batista Simão, OFM, afirma que o objetivo da caminhada “é levar as pessoas a ter um contato maior com a natureza, visto que o ser humano está intrinsecamente ligado ao meio ambiente, além de provocar nas pessoas o cuidado com a vida, compreendida em seu sentido integral”.
Por sua vez, Frei Ludovico Garmus, OFM, também da equipe organizadora, destaca que “esta caminhada, como nos outros anos, será marcada por muita alegria. A importância da caminhada ecológica franciscana está em sensibilizar as pessoas quanto ao cuidado com o meio ambiente, preservando-o”.
A caminhada, cuja primeira edição foi em 1999, tem apresentado resultados visíveis, como a redução das queimadas em Paty do Alferes, o cuidado com a questão do lixo, a preservação das matas ciliares e a corresponsabilidade para com a Mata Atlântica. Participaram da última caminhada cerca de 800 pessoas.
A concentração este ano será na Estrada do Facão, depois do Rocio, às 8h30. Para aqueles de Petrópolis sairá um ônibus da Igreja do Sagrado Coração, às 7h30. Mais informações pelo site www.itf.org.br ou pelos telefones: (24) 2242-6915 (24) 2485-1037.