ITF tem uma eclética turma no primeiro ano de Teologia
Por Frei Rodrigo da Silva Santos
Petrópolis (RJ) - A Faculdade de Teologia - Instituto Teológico Franciscano, no ano de 2011, pôde iniciar uma nova turma na graduação em Teologia com uma variedade de alunos, incomum a seus quadros. Comumente, a grande maioria dos alunos de uma turma era composta por religiosos franciscanos provindos da formação da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, a qual a Faculdade é ligada. O estudo da teologia faz parte da formação para a vida religiosa consagrada e preparação para os ministérios ordenados da Igreja.
Neste ano, entretanto, apenas três dos estudantes são frades franciscanos: Frei Douglas Paulo Machado, Frei Osvaldo Maffei Junior e Frei Jean Carlos Ajluni Oliveira. Os demais alunos são: religiosos da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, Congregação Irmãs Palotinas e Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo. Além dos religiosos, um número considerável de leigos compõe a turma do primeiro ano, provindos de Xerém (Duque de Caxias - RJ) e de Petrópolis. Um fato que é digno de nota é que, pela primeira vez, o ITF acolhe uma estudante judia: Semyramis Frossard Gonçalves Dias.
A variedade dos estudantes e o número expressivo de novos alunos já é resultado da divulgação que a instituição tem realizado na cidade e região de seus cursos. Mas também contou com a atrativa possibilidade de se matricular em apenas uma ou outra disciplina da grade de estudos oferecida, conforme a disponibilidade de tempo e interesse dos alunos.
|